As micro-orquídeas, também conhecidas como “micro” no meio orquidófilo, são classificadas conforme o tamanho de suas flores.

Para ser considerada uma micro, é necessário ter flores milimétricas, ou seja, com tamanho inferior a 1cm (classificação popular). Mas falando das micro-orquídeas, não podemos nos esquecer das mini orquídeas, uma vez que elas possuem características muito similares, mas as “mini” apresentam flores maiores, de até cerca de 5cm.

Stelis_marrom
Stelis – abrangente gênero de micro-orquídea

As mini e micro-orquídeas tem alguns exemplares famosos, outros nem tanto. São muito conhecidas e cultivadas no Brasil as micro do gênero Pleurothallis, Stellis, Barbosela, Masdevalia. Entre outras que é possível citar, temos ainda a Microterangis, Lanium, Acianthera, Habenaria, Pabtistela, Octomeria, Dendrochillum, Specklinia, Dryadella, Phymatidium, Zygostates, Lophiares,  e muitas outras.

pleuro_grobyi
Pleurothallis grobyi – micro-orquídea brasileira muito florífera e de fácil cultivo

Existe um gênero que quase não é cultivado no Brasil mas muito difundido no exterior chamado Lepanthes, que apresentam flores muito pequenas mas com formatos e cores inusitadas mas extremamente exigentes quanto a umidade.

lepanthes
Lepanthes telipogoniflora  – planta muito exigente em umidade, sendo cultivada no EcoTronco

Já as “mini” orquídeas já são um pouco mais conhecidas e cultivadas no Brasil e incluem exemplares de Laelias de hábito rupícola (ou Hofmannseggela), Sophronitis (recentemente passada para o gênero das Cattleyas) e também algumas Masdevalias, Restrepia, Aerangis, entre outras.

masdevalia
Masdevalia – uma mini orquídea com formato inusitado

Em geral, essas pequenas jóias da natureza são um pouco exigentes, especialmente quanto à alta umidade pois habitam na natureza as florestas úmidas e margens de rios, onde há boa umidade do ar o ano todo, não suportando longos períodos de seca. Vale ressaltar ainda que muitas dessas plantas habitam nosso país, sendo de essencial necessidade a preservação de nossas matas nativas para que essas pequenas plantas possam continuar seus ciclos de vida.

shop_cernua
Sophronitis cernua – mini orquídea brasileira

 

Anúncios